Ensaio sobre o Dever (Ou a Manifestação da Vontade)
Rute Simões Ribeiro
2017
Romance
Recebi este livro, de uma nova autora que foi finalista do Prémio Leya, através do BookCrossing, num Ring. Diz a contracapa do livro que a autora é muito fã de Saramago e Hitchcock, o que se reflectiria na sua escrita. Isto deixou-me muito ansiosa por saber como seria o livro.
Fiquei um pouco desapontada.
A ideia é que uma entidade misteriosa "do além" irá tirar todos os sentidos às pessoas com mais de 18 anos, excepto um que podem escolher. Ora, nesta altura o governo decide intervir e escolher pelas pessoas, o que fará com que surjam movimentos de contracorrente. Depois tudo se desenvolve até uma paz aparente.
Apesar de termos uma ideia divertida, muito detalhada e com personagens que são curiosamente interessantes, a escrita ainda tem muito por onde melhorar, sendo que o livro também beneficiaria de uma edição mais profunda.
Existe um abuso de pontuação, sempre com a autora a interromper o discurso para nos falar. Isto funciona bem a primeira dúzia de vezes, mas a partir daí começa a arrastar a história e faz com que a narrativa perca o ritmo, tornando-se desinteressante e confusa.
Ainda assim, é uma autora para manter debaixo do radar.