Livrarias
Jorge Carrión
2013
Livro de Viagens
Recebi este livro pelo BookCrossing! Parece que estou de volta às leituras partilhadas! :)
Ao ouvir dizer que este era um livro que falava das aventuras das livrarias, confesso que pensei algo diferente. Neste volume, Jorge Carrión descreve a sua viagem pelas livrarias à volta do mundo, referindo alguns pedaços de trivia sobre elas. Infelizmente, o autor parece ter gasto mais tempo a "coleccionar" as livrarias do que realmente a conhecê-las e a encontrar a história íntima de cada uma delas.
O livro passa a ser, então, um catálogo de livrarias, um catálogo frio e que não mostra nada do encanto do livro e do espaço do livro enquanto objecto. Existe um foco muito evidente na parte comercial e no livro enquanto objecto comercial, esquecendo as memórias dos sítios onde habitaram.
Apesar de existirem simpáticas referências a três livrarias portuguesas, o texto faz com que o passeio não pareça valer a pena.
O próprio livro parece estar organizado por um critério muito pouco rigoroso, fazendo a análise desorganizada de vários "tipos" ou "regiões". Até mesmo sobre os que não se visitou ou mal conhece. Esta pesquisa parece ter sido feita para cumprir um contrato (quem sabe), em vez de uma busca apaixonada pelo objecto de maior interesse.
Não-ficção sem paixão é feio.
Sem comentários:
Enviar um comentário