Eight Grade
Bo Burnham
2018
Filme
Os filmes coming-of-age (o despertar da idade, penso) são sempre relaxantes para mim. Ajudam-me a reconhecer coisas que posso fazer e a forma de as aplicar. Mesmo que a acção seja passada no oitavo ano!
Kayla é uma rapariga que gostaria muito de ser popular, ter muitos amigos e seguidores nas redes sociais. No entanto, tem uma certa ansiedade que a impede de ser "fixe", em comparação com os outros miúdos.
Reconheço-me desde já nesta personagem, realista e bem escrita, com uma interpretação sólida da actriz infantil. Consigo rever o meu próprio oitavo ano, a busca pela popularidade e por amigos do peito e de fé. E a falha. Mas este filme leva as coisas a outro patamar porque fala dos dilemas da adolescência no *agora*.
O retratar da competição social entre os adolescentes dos anos 10 é o elemento mais interessante deste filme. Com sentido de humor mas ainda assim um grande tacto, o autor mostra-nos as dúvidas e sonhos de toda uma geração, que será sempre atormentada pelo fantasma da internet e da afirmação do eu nesse espaço.
Recomendo este filme!
Sem comentários:
Enviar um comentário