Braveheart
Mel Gibson
1995
Filme
7 em 10
Um épico do cinema que eu nunca tinha visto. Um filme de aventura e guerras medievais que, sendo muito divertido, tem muitas coisas a apontar.
Em idos séculos, naquela a que chamamos hoje "idade das trevas", bravos escoceses procuram defender as suas terras e as suas esposas dos invasores ingleses, dominados por um rei ambicioso e maléfico. Um destes guerreiros se destaca e começa a ganhar batalhas, com ajuda do seu fiel grupo de seguidores. É motivado pelo desgosto de lhe terem assassinado a esposa a sangue frio e está a causar um grande fervor quer entre os seus companheiros quer entre os inimigos.
Apesar deste mote romântico e épico, o filme é muito simples, quer estruturalmente quer em conteúdo. As personagens têm um desenvolvimento concreto, mas este é pouco realista e improvável, tornando-as muito simplórias e pobres em complexidade emocional e humana. Mas, ao mesmo tempo, as personagens ganham o seu espaço no coração do espectador através da narrativa bem humorada, plena de pequenas piadas e deixas engraçadas, até nos momentos mais trágicos. Assim, esta viagem de três horas pelo coração das planícies escocesas torna-se numa verdadeira aventura, em que estamos a lutar ao lado destes guerreiros e pensamos com eles, através deles.
Gostaria também de referir que, embora o design dos cenários e guarda roupa, assim como os traços gerais da sociedade da época, tenham algum fundo de verdade, os materiais utilizados na produção são pobres e demasiado modernos para o contexto em causa.
Gostei muito deste filme e sobretudo do final emotivo e emocionante!
Sem comentários:
Enviar um comentário