16.7.17

Fernão de Magalhães

Fernão de Magalhães
Stefan Zweig
1975
Biografia

Não tenho muito por uso ler não-ficção, mas desta vez calhou. Uma biografia de Fernão de Magalhães, português, argonauta e a primeira pessoa a dar a volta ao mundo por via marítima, provando definitivamente que este planetazito é, sem mais discussões, esférico e redondo.

Aprendemos sobre a vida deste personagem histórico nos seus meandros desde a infância até à sua morte, com todas as consequências seguintes das suas descobertas náuticas. É muito curioso ver alguns detalhes que não nos foram bem explicados nas aulas de história, nomeadamente os traços da personalidade rígida e férrea de Magalhães, com a qual ele consegue lidar na perfeição com motins , revoltas, com a fome nos seus navios e com outros problemas que vão aparecendo ao longo da viagem. Também é muito interessante ver como é precisamente esta personalidade imbatível que leva ao fracasso da missão enquanto conquista de novos espaços, pois Magalhães é morto em combate de uma forma um pouco ridícula (bem, na altura ninguém deve ter achado graça nenhuma).

Para além do mais o livro está escrito de uma maneira muito cativante e viciante, que nos elva realmente a querer saber o que vai acontecer, como se de um verdadeiro livro de aventuras se tratasse. Claro que a viagem de Fernão de Magalhães foi uma aventura, mas daquelas reais!

Sem comentários:

Enviar um comentário