5.8.16

Yousei Florence

Yousei Florence
Hata Masami - Sanrio
Anime - Filme
1985
6 em 10

Em oposição ao mítico "Fantasia", da Disney, todos os países se esforçaram por produzir algo semelhante em termos de conteúdo. O conceito é simples: como ilustrar com animação peças clássicas e eruditas por todos amadas e conhecidas? Yousei Florence (A Fada Florence) faz uma tentativa de explorar este conceito, mas acaba por falhar rotundamente naquilo a que se propõe por diversos motivos.

A história de base é muito simples e não de todo necessária. Um oboísta gosta mais de flores do que do seu oboé. Um dia, conhece uma fada das flores que o leva a um mundo encantado cheio de magia. Nessa altura ele descobre que afinal gosta de música e torna-se um solista de sucesso. Isto é, a narrativa parece estar ali apenas para dar um "motivo" para as cenas de animação que irão aparecer ao longo do filme.

Estas, infelizmente, roubam de tal forma as ideias ao "Fantasia" original que quase se poderia considerar um plágio! Algumas cenas de animação são copiadas ipsis verbus (no caso "ipsis imageticus") das cenas das flores do filme da Disney, sem sequer se esforçarem a darem a isso um toque diferente de originalidade. A animação não é de todo suficientemente boa para que possamos distinguir o anime em relação a isso: para 1985 está até bastante flácida e pouco detalhada, revelando um baixíssimo valor de produção.

Acabo por lhe dar uma nota mediana, embora mais inclinada para uma inferior, porque vale sempre a pena ouvir este conjunto de peças. Apesar dos efeitos sonoros desnecessários que povoam todo o filme, aprecio sempre um pouco de música bonita.

Sem comentários:

Enviar um comentário