Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

29.12.15

Gosick

Gosick
Nanba Hitoshi - Bones
Anime - 24 Episódios
2011
5 em 10

Inicio com este anime a minha nova Plan to Watch, uma lista de coisas a ver que - espero eu - seja melhor que a última. Não que este anime tenha logo dado essa informação. Inicio também, com este post, a série de coisas que vi durante os dias do Natal. Boas festas pessoas! =D

Ora bem, este anime... Nos anos 230, um jovem Japonês estuda numa prestigiada escola europeia, num país imaginário. Conhece incidentalmente uma misteriosa menina que, com a sua capacidade lógica, resolve mistérios diversos. De mistério em mistério, chegam às origens dessa moça e a grandes conclusões. A história vai desenvolvendo-se de forma um pouco desregrada, até um final caótico em que nem tudo é o que parece. O facto de terem dedicado a maior parte do anime a falar da mãe da mocinha pareceu-me desnecessária e não contribuiu em nada para o desenvolvimento dos personagens. Estes, infelizmente, são mais uma bolacha do pacote (das de água e sal), sendo que o foco principal da sua caracterização está na relação entre os dois elementos principais.

Dita relação recebe, logo no início, uma espécie de profecia. Calha mal, simplesmente por ser tão hiper-romântica e não acrescentar nada de importante ao que realmente se vai passar. No final, a profecia revela-se numa separação e respectivo reencontro, que não têm nada de emocionante. Assim, a caracterização dos personagens (que mesmo sendo relativa poderia ser bastante forte) cai por terra e acaba por se vulgarizar.

A arte não tem nada de espectacular, sendo que não há grandes cenas de acção para a demonstrar. O anime não se foca nos cenários. Mas o que mais me fez confusão foi a falta de exactidão histórica nos cenários e designs. Se estamos nos anos 20, porque aparecem pessoas vestidas de anos 50? Já para não falar dos vestidos vitorianos. Se tudo isto dá uma certa aura steampunk que poderá agradar a muitos, para mim é uma incapacidade fatal de manter uma coerência gráfica.

Na banda sonora, não há nenhuma peça que chame a atenção.

Um anime incapaz e uma péssima estreia para a minha PtW.

Sem comentários:

Enviar um comentário