15.7.15

Sepulturas dos Pais

Sepulturas dos Pais
David Soares & André Coelho
2014
Banda Desenhada

Como sabem, David Soares é um dos meus autores portugueses preferidos. Ao surgir a oportunidade de comprar este novo volume de BD no Anicomics, não a perdi e adquiri-o imediatamente. Revelou-se, como sempre e mais uma vez, uma obra surpreendente, cheia de magia e de horror.

Borges é um homem que vive sozinho numa praia e que, durante a infância, descobriu os segredos da areia. A areia tem magia, a areia quer unir-se ao mar, a reunião dos pais com as mães, a reunião das sepulturas. Ele ensina este segredo a Janeiro, uma jovem desiquilibrada que só pensa em sexuar com dois homens desconhecidos.

Assim, temos um livro muito gráfico no respeitante aos temas sexuais, que são todos brutais, horríficos, nojentos. Mas isso é largamente compensado pelos momentos da areia, os momentos maravilhosos, os momentos em que há amor e em que se criam novas figuras e imagens, altamente detalhadas, de criaturas míticas que só existem na imaginação de quem está só.

O desenlace é triste, mas de certa forma impressionante: os poderes da areia mantêm-se e nada os poderá deter. A destruição aproxima-se. Uma nova sepultura será criada.

Mais uma vez, um livro interessantíssimo, impressionante e arrepiante. Recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário