Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

7.7.15

Adolescence of Utena

Adolescence of Utena
Ikuhara Kunihiko - J.C. Staff
Anime - Filme
1999
8 em 10

Para ornamentar um pouco mais o nosso fim de semana, sugeri o visionamento deste filme, que queria mostrar ao Qui já há bastante tempo. É uma outra versão, uma outra maneira de contar, a história de Revolutionary Girl Utena, da qual faço uma análise completa neste post. Nesse texto falo bastante de todos os símbolos presentes e seus significados, em minha interpretação, pelo que vos remeto para ele para o caso de quererem uma interpretação mais completa das metáforas presentes no filme. O filme é como se fosse um resumo ligeiramente alterado dos pontos principais da série, pelo que as interpretações continuam válidas para ele.

Este é um filme que fala da adolescência e da libertação de conceitos castradores, como príncipes encantados e a traição da sexualidade, através da admissão do "amor", isto é, de uma relação social sem restrições artificiais. Utena entra dentro de um mundo que, por si só, é um artifício de um conto infantil, ao qual ela se encontra presa por força das circunstâncias, da sua infantilidade. Quando é confrontada com a necessidade de lutar por uma "Rose Bride", símbolo de desejo e de atracção, começa a sua libertação. É um filme puramente surreal, em que todos os espaços e elementos são mutáveis e estão em movimento. Nada faz sentido, mas isto dá azo à criação de situações de extrema beleza.

Neste filme, ao contrário da série, Utena e Anthy são personagens frágeis que se encontram perdidas neste universo de fantasia romanesca, buscando a evolução sentimental e sexual através dos espaços em que vagueiam. É a mudança cénica e a utilização de elementos que, aparentemente, não têm lógica que tornam o filme numa experiência gratificantemente bizarra, em que procuramos sempre o significado da metáfora que está por trás das acções de cada personagem.

O filme muda de dinâmica com muita rapidez, numa fluidez que se torna impressionante. A parte final, com os carros simbólicos, acaba por ser causar estupefacção. Nesta parte insiste-se na relação amorosa entre as personagens, que não estava patente na série e que pode falhar em significância, se quisermos levar a história para além do evidente.

Em termos musicais, temos uma grande variedade de música pop que, dentro da sua integridade, pode ser considerada anticlimática num contexto de estranheza e perturbação.

Assim, temos um filme de qualidade superior cheio de minunciosidades ocultas. Uma obra para analisar e pensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário