3.5.13

Gyo

Gyo
Hirao Takayuki - ufotable
Anime - Filme
 2012
6 em 10

Quanto coloquei online a review de Hideout recebi Gyo como recomendação de um trabalho em terror e absurdo perturbador. Mas acho que devia ser o manga, porque o anime não é nada do outro mundo.

Aparecem-nos uns peixes com pernas que estão infectados com um vírus (ou bactéria, eles não têm a certeza) que provoca gás. A nossa heroína vai à procura do namorado dela e tem de fugir dos peixes e das pessoas infectadas, que ficam cheias de gás também. Andam nuns aparelhos com perninhas.

Enfim, a história tem bastante para ser esquisita, mas simplesmente não consegue. Houve apenas um momento em que fiquei realmente para lá de Bagdad (em Ahgrabah, portanto), que foi quando apareceu aquele circo vindo do nada. Isto é, a história tem potencial, mas os personagens não apoiam esse potencial e tornam-na num lugar comum, pois todos eles e suas relações são pura vulgaridade.

A arte também não ajuda. Acho que o terror surtiria mais efeito se as cores fossem mais escuras. O efeito animado do fundo, com o gás "no ar" não transmite nada sem ser irritação. Não passa para este lado o tal mau cheiro, o cheiro a morte, de que tanto falam. Também a música não trás nada de novo.

E ficam muitas questões. No final é dado a entender que este gás tem pensamento próprio e que provavelmente é alienígena, mas o que me ficou realmente atravessado é... Como é que os aparelhómetros das perninhas aumentam de tamanho para se adaptarem a criaturas cada vez maiores?

Enfim, acho que este não me vai causar pesadelos esta noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário