Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

5.10.20

O Homem que Calculava

 

O Homem que Calculava
Malba Tahan
1939
Romance

Confesso que eu nunca gostei de matemática. Até houve uma vez que comprei um livro de exercícios de matemática (e o meu pai se zangou comigo porque era muito caro) mas não consegui resolver nenhum. Mas este "O Homem que Calculava" fez renascer uma paixão adormecida, uma paixão por contar (só sei contar até sessenta, acho eu) e por resolver desafios matemáticos.

Romanceado sob a forma de um conto das arábias, o autor mostra-nos uma série de desafios que envolvem números, probabilidades e geometria. O autor ensina sem nunca aborrecer e ficamos sempre ansiosos para saber como o personagem vai resolver aquela conta, aquele exercício. As imagens do livro são cativantes e belas, com descrições preciosas sobre a paz e luxuosidade do médio oriente. O autor é justo para com este povo normalmente desprezado e hoje em dia colocado em xeque, homenageando esses que foram os criadores de muitas regras numerais a que obedecemos ainda hoje em dia.

No final, há uma explicação para todos os exercícios utilizando uma linguagem mais técnica. Para além disso, o livro tem ilustrações muito interessantes, que nos fazem mesmo acreditar que este é um romance escrito naquela terra e naquele tempo.

Recomendo vivamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário