Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

3.10.19

Comic Con Portugal 2019

Comic Con PT 2019
Evento
Estava a adiar os meus escritos sobre a CCPT 2019. Na verdade, não tinha (não tenho) vontade nenhuma de falar sobre ela, até porque não tenho nada de extraordinário para dizer. O drama dantesco da Milly Bobby Coisinha passou-me completamente ao lado: enquanto estava tudo a arder eu estava na sombra a comer uma sandes de ovo. Aliás, nem vejo o Coisas Estranhas, pelo que não tinha qualquer interesse em envolver-me na luta pelo direito a ter um minuto de conversa com a MillyDibidibu. Nem sei o nome dela.

Adiante.
Desta feita fui participar no concurso de cosplay, o Heróis do Cosplay. Irei falar de seguida sobre a minha experiência. Adianto desde já que foi um concurso muito bom, sobretudo relativamente a anos anteriores em que também havia participado. Levei um fato que me deu muito trabalho e me causou muito sofrimento, a Nehelenia, de Sailor Moon. Props aos amigos que tanto me ajudaram a construir esta coisa do demo. <3
À chegada, primeiro problema: não há parque de estacionamento. Isto é, ele haver há. Não podemos é entrar. Portanto, lá fui estacionar no fim do universo, sendo que depois tivemos de proceder ao transporte de todos os props mais a maleta com o fato. Era tudo muito mal jeitoso e um pouco pesado, o que foi fonte de muito desconforto lombar.
Passámos pela acreditação (para mim isto foi um momento miraculoso, pois comprei os bilhetes em segunda mão e estava meio desconfiada que fossem falsificados) e encontrámos, após um passeio de dez minutos pelo evento fantasma, a zona do cosplay. Lá, existiam uma espécie de saletas com dois espelhos e algumas cadeiras onde nos poderíamos vestir. Os espelhos já estavam ocupados pelas pessoas que precisavam de pintar os seus corpos, o que me causou muita dificuldade. Difícil foi também por o fato, sendo que a experiência foi tão exasperante que eu já estava em lágrimas a pensar que nunca na vida ia conseguir por a peruca no sítio! Mas lá me despachei e, com algum atraso, fui para o pre-judging.
Esta parte, sim, foi um pouco ridícula. Os jurados estavam separados apenas por um biombo do resto do espaço, sem qualquer isolamento da confusão que grassava lá fora. Aguardávamos numa fila sem qualquer ordem em concreto. A meio da minha espera chamaram-me para tirar algumas fotografias. Apesar de ter ficado limitada a apenas uma pose, por falta de tempo, as fotografias ficaram simplesmente brutais! Olhem só:

Voltei para a fila e entretanto chegou a minha vez. Estava tudo a começar a atrasar-se então o voluntário, depois de me perguntar se o meu inglês era satisfatório, pediu-me - quase implorando - que me despachasse e dissesse só as coisas que tinha feito. Foi o que fiz. Em dois minutos, expliquei vagamente o que tinha feito, sendo que este cosplay deu realmente muito trabalho e tem algumas técnicas interessantes. A única coisa que me perguntaram foi se tinha feito as orelhas, que por sinal foi a única coisa que comprei. No meio disto tudo, as próprias orelhas estavam prestes a cair e todas as minhas unhas iam caindo à vez. Malditas colas do chinês!

Seguimos para o palco do concurso. O auditório estava cheio! E os meus sapatos também! Com  os meus saltos à la trabalhadora do bar de alterne, pensei ao início que me fosse aguentar perfeitamente. Eram tão confortáveis quando os experimentei! Mas passado um quarto de hora, já não podia ver a hora de os tirar. Um voluntário muito simpático (todos eles, aliás) deu-me uma cadeira, que foi onde sentei o meu rabo de rainha durante todo o concurso. Subir as escadas para o palco foi uma dificuldade tal que me adiantei e impedi o apresentador de entregar mais umas quantas t-shirts.

O skit correu lindamente. Nada caiu: nem o fato, nem as minhas maminhas, nem o cenário, nem nada! Todos me disseram depois que ficaram emocionados com o meu grito desesperado: desta vez quis fazer um skit que fosse um pouco mais fácil de entender e que contasse um pouco da história da personagem que, no fundo, está presa dentro do espelho. Poderão ver o skit brevemente na minha (muito inactiva) página de cosplay: Cosplay Portfolio by ladyxzeus :)

Assim que anunciaram os vencedores e tirámos todas as fotos de grupo da praxe, corri para os camarins para me libertar do colete de forças que me atormentava cada centímetro quadrado de pele. Falando nos vencedores, achei tudo muito justo e vitórias muito merecidas. Os skits que consegui ver (um fato gigante tapou-me a vista a maior parte do tempo) eram muito divertidos e nota-se que toda a gente se dedicou muito para ter estes resultados. Fiquei feliz neste concurso, apesar de não ter sido uma das felizes contempladas com os prémios brutais (300€ em cheque Fnac, era o que eu queria, porque queria comprar uma trotineta e trotinetar por aí :) )

Depois de o meu helper me soltar da camisa de forças em que estava contida, fomos explorar o evento. E aí é que a coisa se torna um pouco complicada... Para começar, este evento devia chamar-se "Avengers Con". Era tudo Avengers. Avengers por todo o lado. Estátuas em tamanho natural dos Avengers. Uma tendazinha a passar maratona dos Avengers. Todas as lojas a venderem sobretudo tralha dos Avengers. Avengererereres.... Ah! Eu nem vi nem um dos filmes! Estou mesmo por fora...

Depois, para "Comic" Con, estava fraquíssimo de Comics. Praticamente só dois sítios (a Fnac e a Kingpin) os estavam a vender. De resto era só t-shirts e pops e pops e mais pops. Referi os pops? Havia pops. Odeio pops.

Salvou o evento para mim a zona dos artistas (que são bons artistas) onde ainda comprei dois colares para a minha crescente colecção de jóias geeks.

Quanto a cosplay, pouquíssimo. Eu sei que o evento no exterior não é especialmente atractivo para os fatos mais elaborados, mas mesmo assim não tenho nada contra este formato. Lembra um festival de Verão. Mas para isso seria bom ter mais música para além do farsante que imita o António Variações, que por sinal tem pouco (ou nada) que ver com o universo da cultura pop.

Portanto, deixo-vos as fotos dos cosplayers que cederam um pouco do seu tempo para olhar para a minha frágil maquineta telefónica. :)

GENTE BONITA











Foram só estes os que apanhei. Infelizmente, os outros que ia vendo estavam a comer, ou falar no móbil, ou a levantar dinheiro, ou a beber jola, então não quis chatear.

Enfim, para o maior evento do país, acho que ganha o prémio do evento mais infeliz do ano. Vamos ver se para a próxima ouvem todas as críticas, que foram muitas, e melhoram. Mas notem: nunca vai voltar à Exponor. Então podemos parar de bater nessa tecla. Temos de trabalhar com o que temos, que é o espaço do Passeio Marítimo de Algés. Mas a divulgação, a organização e a apropriação ao tema têm de ser mudados e diferentes. Vamos lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário