24.3.17

A Incrível Viagem do Faquir que ficou Fechado num Armário IKEA

A Incrível Viagem do Faquir que ficou Fechado num Armário IKEA
Romain Puértolas
2013
Romance

E, com este livro, termino oficialmente a TBR de livros da minha irmã! =D Ainda me faltam uns dois ou três, mas ela está a lê-los e, portanto, lá chegarei brevemente. :) Este fui eu que ofereci e fico muito contente por ter sido lido!

Trata-se de uma história tão rocambolesca como simples, que acaba por tocar de forma emocional no tema dos refugiados e, também, nos mostra como uma pessoa pode mudar quando confrontado com as vidas de pessoas mais trágicas que a sua.

Um faquir indiano dirige-se a França, para ir ao IKEA. Lá, irá comprar uma cama de pregos em promoção. No entanto, como não tem dinheiro nem lugar onde ficar, decide ficar a dormir na loja. Quando aparecem os empregados, esconde-se dentro de um armário. Que é expedido para Inglaterra. E aí começa a sua grande aventura.

As situações são engraçadas e inusitadas, embora a escrita por vezes seja um pouco forçada, como que a pedir a todo o momento uma gargalhada. No final, é um livro que nos traz um grande sorriso, pois acaba por correr tudo bem. Apesar de o autor se referir a muitas etnias diferentes, por vezes de forma um pouco estereotipada, acaba por tentar trazer ao de cima sempre a melhor parte de cada pessoa. Assim, temos uma leitura muito divertida, em que sabemos que nada de errado pode vir a acontecer.

O tema dos refugiados é, assim, tratado com candura e carinho: uma forma um pouco diferente de nos demonstrar que o problema existe e que poderia ser resolvido se todos tentássemos, tal e qual o faquir, tornar-nos pessoas melhores.

Li este livro num instante e recomendo para quem quiser sentir o coração cheio.

Sem comentários:

Enviar um comentário