10.3.17

A Delicadeza

A Delicadeza
David Foenkinos
2009
Romance

Mais um dos livros da minha irmã. Este fui eu que lhe ofereci e, diga-se de passagem, tem todo o aspecto de nem nunca ter sido aberto. O que é uma pena, porque até é um livro bastante engraçado e penso que escolhi bem.

Quando falamos de histórias de amor, temos tendência a pensar naquelas em que existem uma série de peripécias mais ou menos trágicas e em que tudo fica bem no fim. Neste livro, tudo fica bem no fim, mas não há qualquer tipo de peripécias.

Um verdadeiro fatia-de-vida literário, conta a história de Nathalie que, depois da destruição de um casamento perfeito (terão de ler o livro para saber o que aconteceu ;) ), procura encontrar uma nova razão de viver. No processo, faz um novo amigo, Markus, com quem acaba por desenvolver uma relação amorosa. Pelo meio há pequenos dramas de escritório e atitudes dos personagens que demonstram a sua relação com o mundo que os rodeia.

São personagens encantadores, bem caracterizados, com diálogos plenos tanto de humor como de realismo. O leitor aproxima-se realmente deles e começa a torcer para que tudo corra pelo melhor. O livro é intercalado por dados irrelevantes, mas que simbolizam - mais uma vez - o dia a dia das pessoas normais. Estas personagens são pessoas normais, o que é tão raro de encontrar!

Lê-se num instante, é muito simples e dá vontade de amar, sempre e cada vez mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário