7.2.17

Lisboa Triunfante

Lisboa Triunfante
David Soares
2008
Romance

Mais uma vez, David Soares conquista o meu coração. <3

Com uma muito detalhada pesquisa histórica, este livro discorre sobre misteriosos acontecimentos na cidade de Lisboa, deste a pré-história até à actualidade, protagonizados por uma misteriosa raposa e por um misterioso lagarto.

Tudo começa com um momento absolutamente fascinante de uma era primitiva (não existem, de todo, muitos romances sobre isto). É explicada a sua "religião" e crenças em geral e a forma como estas são inicialmente destruídas. Depois, passamos por diferentes épocas, em que existe sempre uma estranha raposa que influencia os acontecimentos. O livro fala de vários elementos históricos de todos nós conhecidos, mas com um twist ligeiramente aterrorizante tão característico da obra deste autor. Mas considere-se que as épocas estão tão bem definidas, quer a nível de descrições e personagens como mesmo a nível da linguagem, que parece que estamos a ler histórias completamente diferentes.

Aliás, tudo faz sentido apenas no final, em que se desenvolve uma fantasiosa teoria sobre o universo que, mais ficção científica do que outra coisa, tudo termina com um banho de água fria cheio de humor negro.

Fiquei cheia de vontade de ler um complemento a este livro que explica a inspiração e os dados his´toricos presentes ("Um Passeio por Lisboa Triunfante"). 

Li este livro em duas tardes: absolutamente viciante. Vou já emprestá-lo ao meu pai e depois partilhá-lo com toda a gente. :>

Sem comentários:

Enviar um comentário