13.9.16

Kakumeiki Valvrave

Kakumeiki Valvrave
Matsuo Kou - Sunrise
Anime - 12 Episódios + 12 Episódios
2013
5 em 10

Sunrise significa mecha, mas será que Sunrise deveria significar que tudo é sempre igual?

Neste anime é-nos proposta uma história com inspirações claras no universo Gundam, ao ponto de termos elementos em comum em quase todos os aspectos, apenas com designs diferentes nos robots e personagens também um pouco diferentes. Infelizmente, também misturamos aqui algo de muitos outros animes (senti também uma forte inspiração em Code Geass), de forma a que temos uma salganhada de conceitos que não nos levam a lado nenhum.

Para além disso, há aqui uma mistura - discreta, é verdade - de um certo elemento de harem que não nos diz nada e que não acrescenta grande coisa à história. Os personagens são imensos e todos eles desinsipriados, dependendo na totalidade das suas características de "newtype" (bem, aqui não se chama assim) para poderem progredir dentro de uma narrativa quebrada e mal estruturada. Também há um reflexo de infantilidade pelo próprio universo da história, que é tipicamente adolescente.

No meio desta confusão temos algumas cenas de combate entre criaturas robóticas, que nada acrescentam à história para além de gritos, lágrimas, sangue e muitos tiros. Aliás, estão sempre todos aos tiros uns aos outros. Assim, a animação acaba por passar um pouco ao lado, mantendo-se dentro da normalidade da sua época.

A música é cópia de tantos outros animes do género e não se distingue pela positiva.

Um anime que tentou ser tantas coisas ao mesmo tempo que acabou por não ser coisa nenhuma.

Sem comentários:

Enviar um comentário