3.4.15

GaoGaiGar

GaoGaiGar
Yonetani Yoshimoto - Sunrise
Anime - 49 Episódios + 8 OVA
1997
5 em 10

E o epítomo do shounen dos 90s encontra-se aqui. Uma série de super-robots recheada de acção, alienígenas bizarros, um leão robótico e uma data de robots gigantes

A série toma um rumo de vilão da semana ao início, estabelecendo a história real a partir do meio. Existem vários mistérios por trás destes robots e das pessoas que os conduzem. Para mais, há super poderes místicos. Tem tudo para ser uma excelente série de sábado de manhã e se eu tivesse sete anos certamente que teria adorado. Mas ponham mais 20 em cima e a perspectiva acaba por ser um pouco diferente. Ainda assim, é tudo muito OTT e espectacularmente emocionante, o que se enquandra dentro do estilo da época e torna a viagem em fonte de diversão.

Artisticamente, temos momentos menos bons intercalados com momentos um pouco melhores. No entanto, nunca aparece nada de espectacular em termos cénicos ou de moviementos. Há uma grande reciclagem de cenas, sobretudo as da montagem e desmontagem dos nossos robots, o que dá uma estrutura um pouco repetitiva a toda a série. Em termos de maquinaria, tudo é muito colorido, uma espécie de power rangers robóticos, e os inimigos são estranhamente tentaculados. Ainda assim não se pode dizer que tenha envelhecido muito mal.

A banda sonora é bastante apropriada, se bem que muitas vezes anticlimática: em situações bastantes a música para para dar lugar a um silêncio seguido de explosão, que calha muito mal. Mas, individualmente, são peças indiscutivelmente interessantes, orquestrais. OP de tonalidade épica, como convém a um shounen dos 90s e ED pacífica.

Sinto que não me teria feito falta ver esta série, mas já que aqui está, porque não?

Sem comentários:

Enviar um comentário