23.6.14

Mushishi Zoku Shou

Mushishi Zoku Shou
Nagahama Hiroshi - Artland
Anime - 10 Episódios
2014
6 em 10

A season está a terminar e, portanto, aqui fica o primeiro anime da Primavera.

Confesso que, quando vi o Mushishi original (há muito, muito tempo), não gostei especialmente. Talvez tenha sido por ter visto outras séries semelhantes na altura, mas não me pareceu nada de especial. Esta season veio mesmo a calhar para tirar as teimas e ver se realmente Mushishi é um anime para mim ou não. 

A resposta é... Não.

De natureza episódica, este anime conta os encontros de Ginko com os mushi, umas formas de energia e de espiritualidade muito básicas que habitam a natureza e que podem perturbar a vida das pessoas quando fora do controlo. Cada história tem o seu interesse, se bem que poderiam ter investido mais em histórias perturbadoras e tristes, que existiam mas não eram a maioria. Creio que assim o anime teria tido mais efeito em mim. O grande problema é a forma como cada pequena história é narrada.

Não desgosto do ritmo. É um ritmo lento, muito melancólico. Sobretudo, são-nos oferecidas imagens paisagísticas. O grande problema é a qualidade da arte. Para um anime que se baseia sobretudo nos cenários, parecem-me demasiado simples, pouco detalhados e com cores muito deslavados. A estética é própria, mas se grande parte dos episódios é apenas para olharmos e não há nada de bom para olhar... Qual o interesse?

Destaco, no entanto, a música e os efeitos sonoros. A OP é lindíssima. Em termos de efeitos, destaco o uso do silêncio. As pequenas histórias valem sobretudo pela música, mais do que pelos temas em si.

Anunciaram segunda parte para este anime. Provavelmente irei ver, apenas para descargo de consciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário