8.7.13

Léon, o Profissional

Léon, o Profissional
Luc Besson
Filme
1994
8 em 10

Uma jovem precoce e mal ajustada dentro da sua família pede auxílio a um vizinho depois de matarem toda a sua família a mando de um polícia corrupto e meio psicopata. Acontece que esse vizinho, Léon, é um assassino a soldo, um "cleaner". Então Mathilda, a jovem, convence-o a ensiná-la a matar profissionalmente, de forma a poder vingar o seu irmão mais novo.

É um filme tocante, apesar de violento. Os dois personagens têm uma grande sensibilidade, transmitida pelo trabalho dos actores, acabando por estabelecer uma relação muito estranha mas cheia de amor. Mathilda está constantemente a assediar Léon, num efeito tanto perturbador como cómico. E depois há uma planta, que é muito importante.

O vilão desta história também está interpretado de forma magnífica, passando para este lado um desconforto permanente e o medo da imprevisibilidade das suas acções.

O final é muito simples e demonstra a evolução das personagens, tendo cada um ficado com um pedacinho do outro. O culminar de tudo é muito triste e muito bonito.

Era um filme do qual não esperava nada, pelo título. Foi uma surpresa muito agradável e recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário