Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

8.11.17

AmadoraBD 2017

AmadoraBD 2017
Evento
Após grandes inquirimentos sobre o porquê de não haver, por mais um ano, cosplay no AmadoraBD, desistimos de perguntar e fomos lá na mesma. A nossa querida vizinha havia-nos oferecido alguns bilhetes, pelo que fui juntamente com alguns amigos, dos quais depois me perdi (mas não faz mal) :)
 
 

Este ano o tema era "reportagem". Isto é, como é que a banda desenhada pode ser utilizada como instrumento de reportagem, quer oficial - em jornais e revistas - quer de forma mais pessoal, através do relato das experiências dos próprios autores. Na exposição principal pudemos ver alguns destes exemplos, desde a época mais antiga até à actualidade. Fizeram uma coisa engraçada: em algumas paredes havia tiras que se podiam virar e, do outro lado, estava a notícia às quais eram relativas. No entanto, a organização temática poderia ter sido feita de outra forma. Talvez a ordem cronológica tivesse funcionado melhor neste contexto.









Gostei muito de ver estes blocos de notas, pois o autor tem um blog que sigo: O Desenhador do Quotidiano :)
 
Depois seguimos para a segunda parte da exposição, dedicada a alguns autores internacionais e nacionais que tiveram algum tipo de relação com o tema proposto, o da reportagem. Admirou-me, no entanto, ver um painel dedicado em exclusivo ao desenhador das mascotes das festas de Lisboa, com uma série de merchandise desenhado por este, já que o seu trabalho enquanto desenhador de BD empalidece perante o seu trabalho no relativo à publicidade e, assim, não entendi o que fazia ele no meio da reportagem e da caricatura.



 Os miúdos aos gritos: São mamilos!





Para além disso, a organização deste espaço era extremamente confusa, com um jogo de espelhos muito estranho que nos impedia de saber para onde estávamos a ir. Noutra nota, esta exposição não era exactamente familiar, existindo muitos elementos que não eram de todo apropriados às camadas mais jovens disfarçados no meio da diversão.

Seguimos para as lojas onde comprei:
  • Pétalas, de Gustavo Borges
  • Como Falar com Raparigas em Festas, Fábio Moon e Gabriel Bá, a partir de Neil Gaiman
Também ganhei um marcador de Nana de bónus, na Dr. Kartoon! =D

Estava com muita vontade de comprar alguns volumes do grande vencedor dos Prémios Nacionais de BD, a Chilli com Carne, mas estavam com preços muito pouco atractivos, o que me deixou de pé atrás. Na Polvo também havia alguns títulos que me interessavam, mas a minha contenção de custos não me permitiu o investimento... Apesar de isto ser um festival, ou feira, ou como chamem, achei que os valores editoriais dos trabalhos disponíveis não eram nada acessíveis...

Indo para o andar de baixo, o chamado Menos Um, encontrámos algumas exposições deedicadas ao universo do autor norte-americano, os comics, e também algumas exposições dedicadas ao livro infantil e a autores premiados anteriormente. Nesta secção, o Mário da Kingpin estava a fazer uma visita guiada, da qual assistimos um pouco, e que estava a ser muito interessante.




















Vimos também os participantes e vencedores dos Prémios AmadoraBD para amadores, que tinham trabalhos tanto estranhos como interessantes. Pessoalmente, gosto imenso de ver os trabalhos dos amadores e o que eles têm para nos dizer.

 Ri totais com este Pseudónimo


Entretanto comprei umas pipocas. Acho que foi a primeira vez que comprei um snack no AmadoraBD! Quando chegámos tinha comido dois deliciosos croquetes num dos cafés estranhos à porta, mas lá dentro foi novidade!

Vi também a banca de artistas e merchandising própria do evento e fiquei tentada em comprar um bloquinho, mas depois desisti.

Voltámos para casa e comemos muita pizza.

Um dia feliz. :)

VIVA!
 



Sem comentários:

Enviar um comentário