O Suspiro de Haruhi Suzumiya
Nagaru Tanigawa
2003
Light Novel
Continuo a batalhar para ler as light novels que me restam da minha lista e assim cheguei ao segundo volume da mítica Haruhi Suzumiya. É uma história que adoro e uma personagem que adoro, mas acho que já não estou a adorar muito a novel.
Neste volume falamos do filme que Haruhi decide fazer para a festa da escola, com todas as coisas que isso implica. Como Haruhi deseja um filme da acção, começamos a ver algumas ligeiras alterações na realidade, nomeadamente a capacidade de Mikuru lançar lasers dos olhos. A premisa é engraçada, mas no fundo este livro parece uma justificação para colocar a personagem de Mikuro sob todo o tipo de sofrimento, revelando Haruhi como uma pessoa execrável e sem qualquer sentido de relação social.
Ora, apesar de isto caracterizar a personagem, torna-a um pouco limitativa dentro daquilo que conhecemos. Aqui Haruhi nunca é capaz de um gesto de colaboração, como anteriormente, o que nos deixa um pouco frustrados.
Para além disso, o livro não está especialmente bem escrito. Acabamos por nunca saber se os diáligos internos de Kyon são, na verdade, diálogos reais que são ouvidos. Se assim for, o livro atinge o limiar da parvoíce e o personagem de Kyon também.
Vamos ver o que os próximos volumes nos reservam.
Sem comentários:
Enviar um comentário