Uma História da Leitura
Alberto Manguel
1996
Ensaio
Como podem ver, ultimamente a minha lista de leitura tem-me presenteado com uma série de oportunidades para ler não-ficção. Nunca entrei muito nesse campo, mas a veradde é que há livros surpreendentemente bons e interessantes! Este é um deles.
Utilizando extensa bibliografia documental e muitas referências históricas, Alberto Manguel conta-nos uma história: a história do livro enquanto objecto e a história da humanidade enquanto leitora de livros. Este autor é especialmente conhecido por ter sido o "leitor" de Jorge Luís Borges numa das fases da sua vida, em que já se encontrava cego. Assim, o autor faz uma ponte entre as suas experiências pessoais enquanto leitor, tomando-as como ponto de partida para análise dos comportamentos dos leitores ao longo da história da humanidade.
Assim, ficamos a saber uma série de coisas curiosas, como a origem dos primeiros livros (placas de barro presas por corda), o papel dos vários elementos da sociedade em relação aos livros (por exemplo, as diferenças de época e de geografia na função da mulher enquanto entidade de leitura) ou mesmo alguns estereótipos que se mantêm até hoje (como o do caixa de óculos, rato da biblioteca, ideia nascida num livro de conselhos para a sociedade do século XVII)
Tudo isto escrito com muito humor e candura, mas também de forma directa, sem nunca abusar da crítica nem do auto-elogio.
Um livro sobre livros que foi um prazer ler! Orgulhosa leitora me anuncio!
Sem comentários:
Enviar um comentário