Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

21.9.20

The Empty Space

 

The Empty Space
Peter Brook 
1968
Teatro 
 
Um livro sobre teoria teatral que me recomendaram no grupo de teatro, por forma a tentar melhorar a minha própria performance. Confesso que me desapontou, pois não consegui retirar nada deste livro que já não tivesse praticado anteriormente no próprio grupo.
 
Essencialmente, o autor dedica a maior parte do livro a explicar sobre o teatro que *não gosta* e que, no seu entender, não é bom. Esforça-se por um teatro em que se coloca a naturalidade do actor, em que o actor não "cante", em que o texto toque o actor e que, com isso, o actor consiga transmiti-lo da forma mais exacta possível, mas em termos emocionais e não em termos formais.
 
Por isso, parece haver um absoluto desprezo pela recriação histórica, que respeito profundamente, já que segundo o autor é impossível saber como as peças de Shakespeare eram realmente feitas na época dele (com pesquisa suficiente acho que isso se descobre).
 
Assim, o livro pareceu-me muito exibicionista e mais uma lista de compras do que "não se deve fazer" em vez de uma lista de recomendações do que realmente devemos fazer. Não se trata de um manual nem de uma explicação, mas quase um conjunto de queixas.
 
Chateou-me. 

Sem comentários:

Enviar um comentário