The Shawshank Redemption
Frank Darabont
1994
Filme
7 em 10
Sim, eu sei, é um pouco criminoso nunca ter visto este filme. Mas onde estava em em 1994? À espera da minha vez para jogar Magic e a não me deixarem, certamente.
Um homem é, supostamente, preso injustamente e vai para uma prisão terrível, cujo método de reabilitação consiste em violência e na bíblia. Ora, este homem faz imediatamente alguns amigos e, graças à suas capacidades enquanto banqueiro, cria todo um esquema que lhe traz vantagens junto dos guardas e da direcção da prisão.
O grande problema aqui é que, para uma prisão tão horrível, o filme até dá a sensação de que nem é assim tão mau ser um detido. Têm biblioteca e diversão diversa, a violência é relativa. Além disso, os presos são colocados em categorias muito convenientes. "Bichas" horrorosas que nem são humanas, os bons, os maus e não há exactamente vilões. E nesta prisão de fantasia, o culminar do filme - não sendo óbvio - não parece de todo improvável ou complicado.
Apesar dos discursos motivadores (temos de admitir, estão muito bem interpretados), toda iste não verosimilhança com o que seria a realidade faz com que seja mais uma aventura fantástica, divertida é certo, e menos uma história trágica de amizade e libertação.
Os prisioneiros de Shawshank vivem num sítio óptimo, parece-me.
Sem comentários:
Enviar um comentário