Deserto/Nuvem
Francisco Sousa Lobo
2017
Banda Desenhada
Este é um livro que queria ler desde o seu lançamento, sendo que o comprei no AmadoraBD do ano passado. Trata-se de um livro "duplo", digamos assim, composto por uma análise breve à vida dos monges do convento da Cartuxa, perto de Évora e, depois, uma evocação do sentido religioso do próprio autor.
Francisco Sousa Lobo é um autor que escreve sobre a sua vida e pode escrevê-lo da maneira que preferir. Apesar de a sua arte ter algumas falhas técnicas que não seriam perdoáveis noutro contexto, estes dois livros contém uma imagética muito própria, bastante ligada à busca do céu, perfeição e do divino.
No encontro com os monges da Cartuxa, o autor procura uma análise da sua própria relação com o divino, admitindo-se desde logo um católico recheado de dúvidas. Procura vê-las esclarecidas através das cartas aos monges de Nuvem, em que a sua voz parte para não regressar num eco de resposta. No entanto, consegue colocar o leitor a pensar sobre todas estas questões e a tentar responde-las por si só.
Apesar de ser um volume de grande simplicidade técnica, vale a pena lê-lo pela sua profundidade filosófica e emocional.
Vou pô-lo a circular no Bookcrosso. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário