Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

1.9.17

Inception

Inception
Christopher Nolan
2010
Filme
6 em 10

Grande falha minha por nunca ter visto este filme! Finalmente tive a oportunidade. Sempre me haviam falado muito dele, por ser sobre sonhos: a verdade é que os sonhos que tenho são uma grande componente da minha vida, como podem ver por algumas das histórias que publico no Bentivi Urbano. Infelizmente, o filme acabou por me desapontar um pouco, apesar de ser um exercício bastante interessante.

Neste universo existe uma tecnologia que permite que as pessoas partilhem os seus sonhos. Como ela surge e como é utilizada, é pouco falado. Neste caso, um grupo de espiões industriais usa esta técnica para obter segredos de grandes magnatas. Um dia, é-lhes proposto um negócio diferente: fazerem uma "inception", isto é, plantar uma ideia no subconsciente de uma pessoa.

O filme baseia-se na estrutura da arquitectura do sono para nos levar através de uma aventura pelos sonhos dos outros. Cada um tem a sua função específica, que achei mal explicada e um pouco incompleta, e cada um sonha à sua maneira. E parece-me que é aqui que está o principal problema do filme: a característica mais importante dos sonhos é, precisamente, eles serem surrealistas. E aqui todos os elementos nos remetem para um mundo real onde a única coisa que se altera são as regras. Assim, os personagens parecem muito limitados no seu poder. Afinal, se são eles a sonhar, poderiam fazer o que quisessem. Poderiam optar por não morrer, isto considerando que se trata de um sonho em que se tem o mínimo de controlo. Poderiam optar por alterar o próprio sonho.

Portanto, o filme acaba por ser um compêndio de cenas de acção, acompanhado por uma ligeira análise de personagem, em localizações que não fariam sentido numa narrativa normal.

O final é a melhor parte, pois nos deixa com uma assaltante dúvida. De resto, esperava muito, muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário