Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

6.2.15

Birdman

Birdman
Alejandro Gonzales Iñarritu
Filme
2014
7 em 10

Numa crítica a todo o cinema e a todo o teatro, Birdman é um filme viciante que também serve de homenagem a ambos os géneros.

Riggan é um actor que ficou famoso por fazer de Birdman, nos anos 90. Agora, numa tentativa de se libertar da personagem, dá tudo por tudo para estrear uma peça de teatro na Broadway. Infelizmente, nem tudo corre pelo melhor e Riggan continua a ser atormentado pelo seu alter-ego. Nisto tudo, começa a alterar-se e a degradar-se, a um ponto que - se à primeira vista parece o não retorno - acaba por o tornar numa nova estrela em asecenção.

O filme está narrado como um acto-contínuo, como se tivesse sido gravada apenas uma cena muito grande, seguindo os personagens de um lado para o outro. Isto aparenta ser, para mim, uma espécie de piscar do olho à arte teatral, em que tudo é feito apenas uma vez e tem de sair bem logo dessa vez. O ambiente criado dentro do teatro, uma loucura e caos generalizados, parece-me caracterizar muito bem o que realmente se passa nos momentos antes de levar uma peça a palco. E isso é delicioso.

Em termos narrativos, observamos uma evolução da personagem, envolvida com elementos de realismo mágico que por vezes podem parecer um pouco confusos. É realmente ambíguo o facto de Riggan ter ou não ter os poderes místicos. No entanto, a introdução deste tema oferece-nos um final muito divertido e cheio de esperança.

Isto não seria possível sem um trabalho libertador dos actores. Curiosamente, Michael Keaton - o nosso actor principal - também sofre o mesmo estigma que o seu personagem. Tentando libertar-se de um papel famoso, é com este filme que o consegue com todo o sucesso. A evolução da neurose da personagem deixa-nos estáticos e é quase surpreendente. Todo o filme tem uma veia cómica, mas isso não é causado pelo diálogo, mas sim pelas situações que estes personagens vivem, levados à vida por este conjunto de excelentes actores.

A banda sonora é praticamente toda tocada em percussão, o que é sem dúvida um elemento muito original, por vezes até stressante dependendo do contexto.

Um filme excelente que recomendo e que espero que seja recompensado na corrida aos prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário