Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

23.9.14

Tokyo Ghoul

Tokyo Ghoul
Morita Shuhei - Studio Pierrot
Anime - 13 Episódios
2014
5 em 10

Pois é, a season está terminando e, portanto, temos de dizer quais os melhores e os piores e essa traquitana toda. Assim sendo, digo desde já: para mim, este foi o pior.

Talvez tenha sido porque fui vê-lo com uma expectativa um pouco diferente do que se veio a revelar a realidade. Eu esperava, esperava de todo o coração, um thriller psicológico. Um certo gore e tudo mais, mas sobretudo uma história que perturbasse. Mas Tokyo Ghoul não é sobre isso. É sobre uns bichos canibais em que as pessoas se transformam depois de serem infectadas por alguma coisa meio incompreensível e as suas aventuras enquanto bichos canibais que vivem à margem da sociedade (mas com roupinhas jeitosas).

Isto, que por si só não tem grande interesse e que já tinhamos visto (até bem recentemente), tem as suas faltas exacerbadas pelo ritmo shounenico que a história toma, que apenas se recupera nos episódios finais que relatam os momentos em que o personagem principal é horrivelmente torturado. Destaque para o actor de voz, os seus gritos arrepiam. No entanto, nem mesmo isto retira a vulgaridade ao conceito, pois as "escolhas horríveis" e os flagelos que o personagem sofre até sofrer a sua digivolução final são coisas que já vimos uma e outra vez, e feitas de melhor maneira.

Existe sangue com fartura, mas logo desde o início houve uma forte censura (com resultados bastante engraçados), que depois decaiu para o "não se mostra, não se vê". A arte é moderna e fluída, como o sangue que corre, mas as coreografias das cenas de acção são perturbadas pela falta de grafismo. Isto é, tudo funcionaria melhor se realmente víssemos o que estava a acontecer em vez de recebermos insinuações por aqui e por ali.

Finalmente, a música. Possivelmente a melhor parte deste anime. A OP e a ED são belíssimas e tratarei já de as encontrar para as ouvir com melhor atenção. As vozes, como disse anteriormente, transmitem o terror dos personagens com exactidão. As músicas do parênquima, essas, são pouco memoráveis.

Enfim, um anime que desapontou e para o qual não tenho mais expectativas. Fiquei sem vontade nenhuma de saber o que acontece a seguir, portanto acho que irei passar a próxima season (a menos que não haja nada de muito melhor para ver quando ela vier)

Sem comentários:

Enviar um comentário