Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

21.7.13

The Life of Guskou Budori

The Life of Guskou Budori
Sugii Gisaburou - Tezuka Productions
Anime - Filme
2012
6 em 10

Mais um filme inspirado nas obras literárias de Miyazawa Kenji, autor que tenho de ler um dia. é outra história em que as pessoas são gatos e outra história passada nas mesmas cidades e nos mesmos sítios (Ihatov, sempre e sempre). Assim, é um pouco repetitivo tendo em conta que já vi dois filmes baseados em obras do mesmo autor. Isto não é problema do filme, claro, mas é problema do autor que, tendo imaginado um universo infantil inteiro, nunca saiu dele.

A história é muito simples e só poderia ter sido suportada se o personagem principal, Guskou Budori, fosse um pouco mais completo. O rapaz é diligente e honesto, tem as características ideais de um protagonista, mas não vai para além disso. Sendo que se passou algum - ou bastante, não se percebe bem - tempo entre a primeira tragédia e o culminar dos seus conhecimentos que levam a que o mundo seja "salvo", por assim dizer... Ele não cresce nem física nem psicologicamente. O facto de ser um gato azul com voz de homem não ajuda em nada.

Para compensar, a arte é lindíssima. Não tanto a animação e design dos personagens, tão brilhantes que perdem realismo como caricatura de pessoas que poderiam existir numa versão humana, mas sim os fundos. A primeira metade do filme é passada no campo e temos visões de luxuriantes florestas e campos cheios de coisas verdes. A segunda parte é em Ihatov e foca-se um pouco mais na maquinaria, original no design mas falha pela utilização de CG para a construir e animar.

A OST tem peças bonitas, numa onda clássica, que se integram bem nas cenas.

Mas no todo o filme é bastante insatisfatório. Amam muito o autor original no Japão, mas se os livros forem como os filmes, terei de me questionar "porquê".

Sem comentários:

Enviar um comentário