Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

12.7.13

European Cosplay Gathering (2013)

European Cosplay Gathering
Comentários (às performances)

Se já fiz isto no ano passado, porque não este ano também? Relembremos: o ECG (electrocardiograma) é uma competição de cosplay a nível Europeu, com a final na Japan Expo em Paris, que premeia três grupos e três solos, baseados na qualidade dos fatos e dos sukitos. Hoje, como habitualmente, comentarei a qualidade dos sukitos.

Falando nisso, tenho saudadinhas de comentar assim um concurso grande de sukitos. Como não consegui os vídeos da Anicomics ficou esse para trás, o que me atrofia solenemente. Mas não se pode fazer nada.

Começo por anunciar os vencedores:

Solo
1º - Polónia
2º - Reino Unido
3º - Suiça

Grupo
1º - França
2º - Reino Unido
3º - Dinamarca

E agora vamos ver o espectáculo completo. Ansiosa por ver os Portugueses, porque baseados nas suas performances nos preliminares tinham grandes oportunidades.

Holanda - Grupo
Guild Wars 2
O prop está muito interessante, mas há uma falta de ritmo e intensidade nos movimentos. Não se percebe o que representam as fitas (primeiro pensei que fosse sangue?), talvez quem tenha jogado o jogo perceba melhor. Também não se compreende bem a relação entre as personagens. 

França - Solo
Soul Calibur IV
 Intenso ao início, mas pouco emocionante devido à falta de conteúdo.

Alemanha - Grupo
Code Geass
 Terrível. Contar a história do anime exactamente como no anime aborrece-me um pouco, mas é válido. Neste caso, não correu bem. Tudo cai, perucas incluídas (acidentes acontecem, mas terrível) e a coreografia estava muito flácida e demasiado longa.

Itália - Solo
Lady Oscar
Vamos ver, vamos ver, o que fizeram do meu anime preferido e do meu cosplay de sonho? Bem, achei de muito bom tom fazer o skit em Francês. Foi interessante a mudança de roupa, precisamente porque é isso o que caracteriza a personagem. E aparentemente o pessoal divertiu-se todo. Bom skit.

Suiça - Grupo
Soul Calibur IV
Coreografia excelente. Raro ver uma tão boa.

Espanha - Solo
Carmilla Atlantica Online
Não captei. Cantem a música do meu povo, mas é uma guitarra gigante? Nota para a própria: quando fizer um fato com armadura garantir que me consigo mexer lá dentro.

Portugal - Grupo
Aion Tower Eternity
Olá Paula! Olá Leandro! Portugali! Portugali! Pois bem, a história está engraçada e simples, mas se calhar está simples demais. A primeira parte está firme, mas a partir do momento da luta perde-se um bocado. Mas fatos fixes.

Polónia - Solo
Brunehilde Walkyrie
Bons props de palco, mas de resto não achei nada de especial. Os movimentos são específicos, mas qual o objectivo? Não percebo o prémio.

Dinamarca - Grupo
Once Upon a Time
Personagens muito, muito expressivos, fascinante. Luta coreografada de forma bela e efeito especial simples mais bem eficiente. Prémio merecido.

Reino Unido - Solo
Soul Reaver
Prop de palco inútil. Movimentos inespecíficos. Será que todas as apresentações de solo têm de consistir em pegar numa arma e rodopiar com ela? Recuso-me. Não compreendo o prémio.

Bélgica - Grupo
Lineage 2
Interessante, mas pouco expressivo. O skit morre quando a rapariga é enjaulada por falta de expressão dela.

Holanda - Solo
Hierarch Severius Warmachine
O audio está muito bom, mas fazer um discurso com máscara é difícil e requer uma certa dose de estudo.

França - Grupo
Monster Hunter 4
Terão voltado a funcionar os vídeos? :o
Muitos props interessantes, mas o problema é que se tapam todos uns aos outros. Se não fossem os props o skit não teria qualquer tipo de virtude e, com isto, não compreendo o prémio (ainda por cima o primeiro!) Talvez seja grande parte devido aos fatos, que estão realmente muito engraçados.

Alemanha - Solo
Tsubasa Reservoir Chronicles 
Bom texto, muito expressivo, mas aquele sotaque. Podia ter aproveitado melhor o palco, para quê prop?

Itália - Grupo
Alice Madness Returns
Cenário muito bem utilizado, história interessante e bem explicativa (até deu vontade de jogar o jogo. Isto é um jogo, certo?), boa expressão no final. Bom skit.

Suiça - Solo
Yukimura Sanada Samurai
Retiro o que disse: rodopiar com armas constitui skit de cosplay quando a coreografia é boa. Prémio merecido.

Espanha - Grupo
Tangled
Nunca vi o filme, mas pelo que conheço está aqui a história toda em dois minutos e meio. Nice. Ele está muito expressivo, e acho que (pelo que vi do personagem sem ter visto o filme) corresponde à personalidade.

Portugal - Solo
Tsubasa Reservoir Chronicles
Portugali! Portugali! Muito expressivo, mas mais uma vez não capto a história.

Polónia - Grupo
Berserk
História correspondente ao anime, mas Griffith muito molezinho.

Dinamarca - Solo
Cantarella
E lá estão os vídeos sem funcionar outra vez...
Percebe-se bem a história. No entanto, arrancar roupas não constitui skit de cosplay.

Reino Unido - Grupo
Senhor dos Anéis
Pois...
Frodo a fazer grande papel, luta pouco interessante. Spoiler. Não percebo o prémio.

Bélgica - Solo
Guild Wars
Estarão a voltar, mesmo no fim?
Boa coreografia, mas passou demasiado tempo atrás (dentro?) do prop cénico.


E terminou. Achei alguns prémios justos. Outros nem por isso. Mas no geral, um grande espectáculo! Espero um dia poder vê-lo ao vivo!

Demorei mais tempo do que o esperado a escrever esta missiva porque eu própria estive a terminar o meu cosplay. Ainda falta um bocado (pequenino) que farei agora mesmo. E depois... Ala para o Porto! Desejem-me sorte! Ah e uma coisa: eu digo sempre "não constitui skit de cosplay" e vou fazer exactamente a mesma coisa... Não tive tempo para ensaiar. Enfim, seja o que Gackt quiser.


Sem comentários:

Enviar um comentário