Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

29.4.13

Nijiiro Hotaru: Eien no Natsuyasumi

Nijiiro Hotaru: Eien no Natsuyasumi
Uda Konosuke - Toei Animation
Anime - Filme
2012
7 em 10

Yuuta é um rapazinho a quem, ao cair de uma ribanceira abaixo, lhe é dada a oportunidade de viver umas férias de Verão inesquecíveis. Nos anos 70. Numa aldeia que foi afogada por uma barragem.

O filme acaba por ser um pouco inconsistente em termos objectivos de qualidade. Comecemos pela arte. É um pouco difícil de nos habituarmos a ela, creio que funciona melhor numa curta do que numa longa-metragem com quase duas horas. Os traços são fortes e muito fluídos, mas isso acaba por trazer grande naturalidade aos movimentos dos personagens. Os fundos são aguarelas, verdes pouco vibrantes. Acabam por ser as cenas nocturnas aquelas que trazem mais ênfase à arte, existindo alguns momentos soberbos de animação - nomeadamente a "corrida" de Yuuta e Saeki. O filme é todo sobre gambuzinos (como se chamam os bichos que brilham no escuro, que agora me falta o nome?) e a são eles que iluminam grande parte do filme, o que trás uma beleza quase contemplativa, só em algumas cenas.

A história é muito simples e reflecte pouco sobre alguns valores sobre os quais se poderia focar, como o valor da amizade, o amor verdadeiro e a inocência da infância. Está bem construída devido às cenas de flashback, cuja animação diferente acaba por as tornar a parte mais interessante do filme.

Também é inconsistente na música, com variação entre peças bastante originais e algumas bastante clichés. Ainda assim as cenas mais belas são-no por causa da música, que lhes adiciona luz de pirilampo (lembrei-me do nome).

Um filme agradável, próprio também para os mais pequenos se se encontrarem as legendas apropriadas. Espero que o façam em Português também, pois não me importaria de o mostrar aos meus pequenos escravos.

Sem comentários:

Enviar um comentário