Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

30.4.13

PaniPoni Dash!

PaniPoni Dash!
Shinbou Akiyuki - Shaft
Anime - 26 Episódios +  1 OVA
2005
5 em 10

É certo e conhecido facto de que esta gente da Shaft é dona de grande capacidade inventiva de maluqueiras. Infelizmente, estou para ver o dia em que façam uma de jeito (não foi com Sasami, não) Fui para este anime sem qualquer tipo de expectativa, sem ver a sinopse, sem nada. Disseram-me "gostaste de Excel Saga, isto é uma comédia randómica tipo Excel Saga". Isto deve uma explicação: eu vi Excel Saga na Sic Radical. Evidentemente, pensei que era o supra-sumo da barbatana, nunca tinha visto nada igual. Fosse hoje, já não lhe daria uma nota tão alta (creio que está classificado com um 9 na minha lista). Fosse hoje, tudo seria diferente.

E foi nos dias de hoje que eu vi PaniPoni Dash! Infelizmente, não foi há dez anos atrás.

O anime segue as aventuras e desventuras de uma professora de onze anos e das suas alunas. Admito que a comédia é um género cuja avaliação é extremamente subjectiva, mas a verdade é que nenhum dos gags (e eram seguidos, a ritmo de metrelhadora, sem uma história a acompanhar, sem qualquer tipo de desenvolvimento ou reflexão) me fez rir. Excepto o primeiríssimo, no primeiro episódio, com os semáforos. A partir daí a qualidade foi ficando cada vez pior. Podem argumentar "não achaste piada porque não percebeste!". Pois bem, eu já vi anime suficiente para perceber metade destas referênciazitas que andam por todo o anime. Para a outra metade, o folder que eu recebi por torrent possuía um lindo .pdf com notas dos tradutores. Que amigos que eles foram. :)

Eu poderia aceitar uma série só de gags se a arte fosse minimamente observável. Fi-lo com Zetsubou Sensei, porque não com PaniPoni? A razão é simples. Os designs, a animação, tudo o que é relativamente ao desenho neste anime é simplesmente pavoroso. Os uniformes escolares desta escola ganham, para mim, o prémio de "uniforme escolar mais feio alguma vez criado". Fazer desenhos tortos pode ser engraçado para alguns, mas a mim faz-me arrancar cabelos. Bem, não preciso, eles caem sozinhos.

Pelo menos temos uma banda sonora vivaz e muito variada. Ou nada salvaria este anime da completa e total desgraça.

Talvez se eu o tivesse visto há 10 anos atrás... Bem, há 10 anos atrás ele não existia.

Sem comentários:

Enviar um comentário