Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

1.12.12

Haiku - 43 Poemas a Lisboa

Haiku - 43 Poemas a Lisboa

Ora bem, esta manhã estive na récita de um haiku que escrevi para esta competição/evento, apresentado pela Twinny. Foi no Teatro Turim, mesmo ao pé da minha casa.
Depois de uma pequena apresentação sobre o projecto e algumas palavras do representante da Embaixada do Japão em Portugal, além de uma pequena explicação sobre este tipo de poema por uma académica, cada uma das pessoas com haikus seleccionados leu o seu e mais alguns que lhe apeteceu. Curiosamente muitas pessoas aproveitaram para apresentar também os livros que tinham escrito. O que achei mais fascinante foi a sala estar cheia, com tanta gente interessada na poesia Japonesa, e tantas pessoas que referiram ter vivido no Japão ou na Ásia.

O meu haiku era sobre pombos. Demorei horas a fio a fazê-lo, quebrando a cabeça com a gramática e com as palavras, com muita ajuda do Tjan e do Rasmus que - fluentes em Japonês como são - passaram o tempo todo a corrigir-me e a mandar-me fazer tudo de novo. Pelos vistos correu bem, porque fui muito congratulada à saída, quer pelo seleccionador dos poemas como pelo representante da Embaixada (que ficou fascinado quando lhe disse o nome da minha professora de Japonês). Traduzido, o haiku é assim:

Isto é um pombo.
Olha para o céu,
Mas apenas caminha

Em Japonês é:

これは鳩
空を見ていた
歩くけど

Isto é,

Kore wa hato
Sora wo miteita
Aruku kedo

Ficou assim após uma pequena correcção da especialista encarregada de corrigir os poemas em Japonês. Não era suposto ser altamente filosófico, a única coisa que eu queria dizer é que os pombos em Lisboa não voam, só andam. E atravessam a rua na passadeira! Mesmo assim, parece que a imagem ficou bastante forte. Orgulho-me bastante deste Ai-Cu, porque ficou interessante apesar de ter dado tanto trabalho.

Deram-me três cópias do livrinho com os Haikus, mais um poster e uma folha com o meu. Acho que vou emoldurar a folha e o poster também, apesar de não saber onde os hei-de por (além de que ainda tenho de encontrar parede para colocar um poster do Gackt que comprei no concerto e ainda está ali enrolado)



Bem, uma manhã bem passada! Espero vir a participar em mais coisas destas! :)

1 comentário:

  1. Foi, sim senhora. ;) Uma manhã muito cultural que valeu a pena. :)

    Parabéns pelo sucesso do teu Ai-Cu! xD

    Hehe! Eu vou plastificar a folha e o poster, e escarrapachá-los na parede também.

    Espero vir a reencontrar-te em mais iniciativas destas. ;)

    ResponderEliminar