Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

26.11.17

The Star of Cottonland

The Star of Cottonland
Ooshima Yumiko - Mushi Production
Anime - Filme
1984
6 em 10

E agora tempo para ver um dos filmes mais fofinhos em que consegui colocar as minhas patitas! Baseado no manga que popularizou a moda das orelhas de gato (nekomimi e kemonomimi), é um filme sobre gatos e gatinhos que... Se vêm como pessoas!

Chibi-Neko é uma gatinha de dois meses que tinha sido abandonada pelos seus donos originais. é adoptada por um estudante um pouco deprimido, Tokio, trazendo-lhe grande alegria. Mas quando sai à rua, conhece um misterioso gato de pêlo prateado, Raphael, que a convence a ir em viagem e ser uma gata vadia com ele. Quando ela o procura, acaba por viver uma série de aventuras.

Este filme pode ser interpretado como uma metáfora para a adolescência, mas eu não senti isso de todo. Na verdade, vi-o mais como uma sucessão de comportamentos de gatos que, sendo realistas, estão desfazados com o correspondente da realidade. Também o tratamento dado aos gatos é arcaico e improvável, mesmo nesta época. É um filme que tem muitos momentos de puro amor e muitos momentos engraçados, se bem que a escolha de alguns diálogos acaba por não fazer grand sentido e muitas vezes a narrativa acaba por roçar o absurdo.

A arte é encantadora, com uma boa utilização de técnicas tradicionais para transmitir os designs de personagens e de cenários. Temos uma cena final avassaladora em termos de animação, mas relativamente ao resto não há nenhuma parte que impressione especialmente, Nota para a utilização de expressões faciais nos personagens, que está tão bem utilizada que lhes dá um grande toque de personalidade.

A música dividiu-me. Apesar de ter alguns momentos muito bons, com um piano virtuoso como pan de fundo, existem outros momentos que não fazem qualquer tipo de sentido ("let's eat fish pies"? O que é uma fish pie?)

Ainda assim, recomendo bastante, pois é uma referência e certamente que se irão divertir ao vê-lo. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário