6.3.15

Tron

Tron
Brian Daley
1982
Ficção-Científica

Comprei este livro por um euro na Feira do Livro de Lisboa. Nunca vi o filme, nem o novo nem o antigo, portanto pensei em colmatar essa falha com o livro. Rapidamente aprendi que o filme veio primeiro e que isto é apenas uma novelização.

É uma história interessante com detalhes simpáticos, passado no mundo digital (de onde vêm os digimons, mas estes não aparecem). Na verdade, resume-se a uma novela normal, em que há um líder tirano - o Programa Mestre - que tenta absorver e destruir os programas que ainda obedecem aos seus users - Crentes-nos-Utentes. Quando um user, Flynn, é absorvido por uma máquina de teletransporte (pois) pelo mundo digital, une-se a Tron e a Yori - programas criados pelos seus amigos Alan e Lora -  para vencer a força do mal.

Infelizmente, apesar dos conceitos serem bastante inovadores para a época em que se contextualiza, a escrita não é boa o suficiente para cativar, limitando-se a um estilo de aventura que é demasiado simplista para a história que se apresenta. As descrições são pouco claras, apenas sendo possível descortinar o que realmente se passa com ajuda das ilustrações (FABULOSAS POLICROMIAS) que estão nas páginas centrais. Para mais, os personagens sofrem pouco desenvolvimento, sendo que há uma humanização da máquina e do programa baseada na sua aprendizagem que calha um pouco ilógica nos momentos finais.

Ainda assim, foi bom variar do romance habitual com um pouco de ficção científica, um género que leio muito pouco e sobre o qual tenho curiosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário