12.3.15

O Voo da Passarola

O Voo da Passarola
Azhar Abidi
2006
Romance

É evidente que depois de se ler uma obra da envergadura do Memorial do Convento se fica com um bocadinho de vontade de saber mais sobre as temáticas aí apresentadas. Assim, inscrevi-me para este BookRay, no BookCrossing, para um livro sobre a passarola voadora.

Antes de mais, devo referir que senti um certo orgulho por uma pessoa de tão longe (autor paquistanês residente na Nova Zelândia) gostar tanto da história de um personagem  da história portuguesa para escrever um livro sobre ela. Para mais, um livro escrito com tanto carinho. Deixou-me muito feliz. :)

O livro conta a história, com uma grande dose de fantasia, de Bartolomeu Gusmão, o inventor da "passarola" uma máquina de voar no século XVII. Acompanhado pelo seu irmão fictício, Alexandre (ou Alex), viaja por céus nunca antes navegados, participando em guerras, resgates, histórias de amor e uma exploração do Ártico. A escrita é muito simples e moderna, o que por vezes não se coaduna dentro do contexto histórico, tornando a leitura fácil e rápida. Para mais, é um livro muito pequeno, lê-se num respirar fundo.

As descrições cénicas do céu têm momentos de beleza extrema e levam-nos para este universo imediatamente. Passamos a desejar estar com os dois irmãos nos céus, visitando terra atrás de terra e conhecendo tantas pessoas novas. Infelizmente, a falta de rigor histórico acaba por tornar a experiência em algo estranho, como se de uma fábula se tratasse. 

O livro acaba por se tornar numa simples história de aventuras. É engraçado e acaba por ser uma excelente tentativa de tratamento desta história (quase um mito), mas fica um pouco aquém das expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário