11.3.15

All You Need is Kill

All You Need is Kill
Hiroshi Sakurazaka
2004
Light Novel

Quando encontrei este livrinho a olhar para mim cândidamente, na secção de banda desenhada da Fnac dos Armazéns do Chiado... Bem, tinha visto recentemente o filme Edge of Tomorrow e tinha gostado do conceito, por isso não consegui resistir ao chamamento da light novel original, que inspirou a indústria americana a contratar o Tom Cruise para mais um filme.

Em relação ao filme, existem muitas diferenças. Para começar, o nosso soldado raso tem uma história pregressa de inocência que torna toda a sua transformação em máquina de guerra numa experiência muito mais fascinante. Em oposição a "Valquíria" também tem uma caracterização muito mais profunda, transformando-a num ser sensível que, apesar de tudo, está a cicatrizar de uma experiência intensa de guerra. É na caracterização das personagens que se encontra a maior força do livro: são pessoas vívidas, que conhecemos lentamente à medida que os "loops" temporais vão passando, e pelas quais ganhamos um certo carinho.

Em termos narrativos, a história desenvolve-se rápido, sem grandes detalhes e apenas as explicações essenciais para compreender os traços gerais de ficção-científica que aqui se geram. A forma como a entrada dos "mimics" no nosso planeta está explicada é emocionante e o traço de humanidade que esta força revela torna tudo um pouco mais complicado de digerir (mas de uma forma positiva).

É uma light-novel com o seu interesse, mas acho que se não fosse pelo filme teria ficado esquecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário