Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

31.5.13

Danshi Koukousei no Nichijou

Danshi Koukousei no Nichijou
Takamatsu Shinji - Sunrise
Anime - 12 Episódios + 6 Specials
2012
6 em 10

Ufa, há quanto tempo não via um anime até ao fim! Tenho estado em mãos com uma série de cinquenta episódios (em full-screen, porque é gira) de que falarei quando terminar, mas interrompi-a no episódio 20 para ver esta pequena série de comédia, recomendada pelo meu clube habitual: A Vida Diária de Rapazes do Liceu

Sempre é uma variação ao nosso usual fatia-de-vida que segue a vida diária de meninas fofas do liceu. Só que, como tinha de ser, a vida diária dos rapazes tem muito mais piada. A série é composta por pequenas secções que relatam situações pontuais da vida, coroadas sempre por um gag e uma punchline (gague e linhademurro) que trazem a piada. Às vezes.

Temos de admitir que é difícil classificar e criticar um anime de comédia, ou um filme de comédia, ou um livro de comédia, porque a dita cuja - a comédia - é inteiramente subjectiva. Há coisas que eu acho engraçadas e que outras pessoas não acham (por exemplo, caudas de cãezinhos) e coisas que as pessoas acham engraçadas e que eu abomino visceralmente (por exemplo, os mémés da intermete). Assim, sugiro que ao criticar o anime de comédia nos cinjamos aos pontos que utilizamos habitualmente (animação e arte, música, desenvolvimento). E também, muito importante, à eficiência da comédia: fez-nos rir? Então é bom. Porque o objectivo da comédia é fazer rir.

Assim sendo, posso dizer que A Vida Diária de Rapazes do Liceu é um bom anime. Porque me fez rir, algumas vezes, porque me entreteve ao longo de quatro horas e meia da minha vida. No entanto omito uma boa classificação devido ao resto dos pontos.

A animação é parca e pareceu-me pouco eficiente em algumas ocasiões. A mudança nos designs dos personagens para adicionar efeito cómico tanto funciona muito bem como é indiferente e foi usada tantas vezes que acabou por perder o efeito surpresa que tinha nos primeiros episódios. Existem poucas cenas de acção, pois isto é um anime sobre a vida normal, e as que existem são das brincadeiras dos rapazes. Não têm nada de especial, excepto que as coreografias exageradas trazem mais efeito de comédia (já disse esta palavra tantas vezes hoje).

Desenvolvimento da narrativa e personagens é completamente inexistente. Algo que não compreendi foi a relação entre as idades dos rapazes e das irmãs mais velhas e mais novas. Sendo que eles estão no segundo ano da escola secundária e as irmãs usam fardas, estão todos na escola secundária? Irmãos com uma diferença tão parca têm uma relação de autoridade assim tão grande? Não o poderei saber, tenho cinco anos de diferença da minha irmã e catorze da minha macaca. As situações, talvez tivesse achado mais piada a algumas se tivesse sido um rapaz de liceu. Mas nunca fui um rapaz de liceu e nunca poderei vir a ser, por isso não me posso identificar com algumas das coisas que aqui foram relatadas. Gostaria da opinião de alguém que tenha sido rapaz do liceu para saber se esta impressão é correcta ou não.

Musicalmente, nada a apontar no parênquima. A OP pareceu-me desadequada, mas a ED estava absolutamente hilariante, sobretudo pela animação que lhe corresponde. Vejam só!


Em termos de vozes, a do Gintoki é a que mais brilha. As vozes femininas são todas bastante irritantes e não se compreende porque é que falam todas aos gritos. O extra das Meninas do Liceu (são Funky) foi a parte que menos gostei. Apesar de achar interessante que muito poucas raparigas desta série têm cara. :3

Se um dia vos apetecer ver uma coisa leve e bem-disposta, aqui está uma opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário