Treblinka
Sérgio Tréfaut
2016
Filme
7 em 10
Um colega ofereceu-me uns bilhetes para ir ver este filme. Bem, o filme era grátis na mesma, mas ganhámos bilhetes, hihihi :) Ganhou o principal prémio para filmes portugueses no IndieLisboa 2016 e tinha ouvido falar dele numa entrevista na rádio. Portanto, estava muito curiosa.
Com um orçamento muitíssimo reduzido, o autor faz um excelente trabalho em remeter-nos aos fantasmas do passado. As imagens são recorrentes: um comboio que marcha por paisagens nevadas. O frio. A humidade. E as pessoas que estiveram naquele mesmo comboio e que tiveram um pior destino. Que foram parar ao campo de concentração de Treblinka. São estes fantasmas, nus, solitários, gelados, que fazem a transição para a realidade da narrativa.
Um narrador, cujo texto foi baseado no de um sobrevivente do tal campo de concentração, conta-nos, com muita calma, os diversos horrores que praticou e a que assistiu. E as imagens do comboio parecem servir apenas como pano de fundo, como ambiente, para as imagens que vemos nas nossas cabeças, pelo que conseguimos imaginar.
Um filme muito curioso, bem filmado e cheio de humildade.
Sem comentários:
Enviar um comentário