Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

13.2.18

A Guerra do Fim do Mundo

A Guerra do Fim do Mundo
Mario Vargas Llosa
1981
Romance

Este livro estava na minha lista de leitura, mas estava em Espanhol. Considerei que os meus conhecimentos desta língua fossem, talvez, demasiado fracos para esta empreitada, pelo que pedi ao meu pai o livro emprestado numa versão em Português. Recebi um livro das edições Bertrand (não o da capa deste post) velhíssimo, a desfazer-se em pedaços, cheio de erros de ortografia e tipografia e com uma tradução absurda. Afinal, passando-se o livro no Brasil, seria de esperar que a narrativa estivesse na grafia desse país e não na nossa. Muito estranho, mesmo.

Ignorando esse facto, temos aqui uma obra prima do autor, um épico de grandes proporções que não pode ser ignorado no panorama da literatura e, sobretudo, no universo da ficção histórica. Baseado em factos reais mas não de todo totalmente compreendidos, Vargas Llosa fala-nos da Guerra de Canudos, uma guerra civil com contornos de fanatismo religioso que assolou essa zona do Brasil nos inícios da primeira república.

Com este livro aprendemos muito de história e quais os acontecimentos exactos que ocorreram nesta época conturbada. Mas sobretudo aprendemos as condições em que estas pessoas viviam, em que stas pessoas lutavam, o que faziam e a que horrores assistiam. Que eram realmente muitos e muito apavorantes. No entanto, o autor não nos explica exactamente o que leva toda a esta gente paupérrima e desesperada a acreditar no falso profeta e a lutar por ele da forma mais violenta possível. Nesse aspecto, senti que o livro falhava um pouco, pois as atitudes das personagens acabam por não ter um grande fundo emocional.

De resto, como sempre, uma escrita fluída e apaixonante, embora um pouco imatura relativamente a outros livros que já li dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário