4.7.17

Os Jardins de Luz

Os Jardins de Luz
Amin Maalouf
1991
Romance

Este é um romance histórico um pouco diferente do habitual. Foi a minha única compra na Feira do Livro e gostei bastante dele.

Conta a história de Mani, fundador e profeta do Maniqueísmo, fé que ganhou popularidade nos primeiros séculos depois de Cristo para depois ser esquecida. Conta-nos o autor como Mani, o profeta, teve as suas visões e mostra-nos um pouco de como elas divergiam das vigentes, pregando a união e a busca pela perfeição. E, afinal, não era isso o que os outros profetas diziam?

Entretanto, Mani é tido como conselheiro de diversos reis, príncipes e outra nobreza, sendo isso o que mais tarde causa a sua desgraça. Ele viaja pelo mundo conhecido dessa época (bem maior do que possamos imaginar) e encontra diferentes hábitos e crenças que muito se unem com a quele ele tenta transmitir.

O mais surpreendente é constatar como estas sociedades da antiguidade eram tão evoluídas em termos de equilíbrio social, higiene e outras necessidades básicas que foram esquecidas após a sua queda.

Gostaria de o partilhar no BookCrossing, mas antes vou emprestá-lo ao meu pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário