12.9.15

Kaze no Tairiku

Kaze no Tairiku
Mashimo Koichi - Production I.G.
Anime - Filme
1992
5 em 10

Era para ter ido ao cinema, mas como não me apeteceu sair de casa cá fiquei a ver este filme.

Estilisticamente, exemplo perfeito para a sua década, mas nos outros aspectos é indistinguível de qualquer outro anime de fantasia. Curioso como este tema, a fantasia pura e dura, se perdeu um pouco ao longo dos tempos e, hoje em dia, são produzidos tão poucos animes com ele. Enfim, uma party de três pessoas (um tank, um priest e uma miúda) encontra-se numa cidade misteriosa onde havia diversas riquezas. Eles viajam por um continente destruído, mas não há grandes explicações sobre o que se passou e o que levou o mundo a tornar-se assim. Na verdade, não há explicações sobre nada, espera-se simplesmente que o visionante viva a aventura destes três sem se questionar sobre nada. Assim, o anime deixa um sabor a incompleto, aparentando fazer parte de algo muito maior e mais complexo.

Para mais, as personagens que nos são apresentadas não têm qualquer característica distinguível, aparecendo amorfas e insignificantes. Também não sofrem qualquer tipo de desenvolvimento, o que teria sido interessante dentro do contexto e nos poderia ter ajudado a saber um pouco mais sobre este universo.

O ponto alto do filme será, talvez, a arte. Bastante característica da época, é também fonte de cenários altamente detalhados, apesar da paleta de cores bastante escura que torna alguns aspectos um pouco indistinguíveis uns dos outros, sobretudo no respeitante a sombras.

Musicalmente, temos uma banda sonora pouco original e muito simples.

Temos, assim, um filme perdido dos anos 90 que não poderá ser um sucesso, nem nessa altura nem agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário