9.9.15

Acabadora

Acabadora
Michela Murgia
2009
Romance

Recebi este livro pelo Bookcrossing e, apesar de ter demorado um bocadinho a chegar a ele, li-o num instante! Bastaram três dias!

Passado numa Sardenha, Itália, dos anos 40, conta a história de uma menina que é adoptada como "filha da alma" por uma velhota costureira. Isto significa que a mãe da menina a ofereceu à velha para não ter encargos. Mas tudo corre pelo melhor e assistimos à vida na aldeia, com todas as suas características próprias e curiosidades. O que Maria, a menina, não sabe é que a sua mãe adoptiva tem uma outra função... É "Acabadora": pratica a morte assistida nos casos de pessoas que, por estarem muito doentes, precisam de ajuda para morrer.

É um tema curioso, que me toca bastante também (pois tenho esta prática bem presente, em animais), mas que me pareceu que poderia ter sido explorado mais exaustivamente. O caso da morte relatado é um pinto fulcral de debate, mas as suas consequências acabam por parecer um pouco curtas, sendo que a narrativa não se debruça muito sobre elas, preferindo a autora falar da continuação da vida de Maria, afastando-a da aldeia e criando uma história paralela que é totalmente inconsequente.

É um livro simples, mas bem escrito, que tem belas descrições de odores e sabores, que nos remetem para esta aldeia perdida no tempo. Gostaria, talvez, de ter visto um pouco mais de imagens e paisagens.

De resto, a conclusão pareceu bastante lógica, com uma aceitação da morte muito plácida e quase bela. Ainda assim, como disse, gostaria de ter visto um pouco mais de discussão sobre o tema e um pouco de desenvolvimento, filosófico ou não, o que nos permitiria formular uma opinião sobre as atitudes e acções dos personagens.

Agora, regressa a casa :)

Sem comentários:

Enviar um comentário