Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

8.7.15

Area 88 (TV)

Area 88 (TV)
Nomura Yuuichi - TV Asahi
Anime - 12 Episódios
2004
6 em 10

Um recontar da história do OVA original dos anos 80. Para saberem mais sobre eles, consultem aqui. Infelizmente, esta nova série de meados dos 00s é bastante inferior à instância anterior.

A história é a mesma, um jovem que acidentalmente se vê como piloto de aviões numa guerra civil inacabável. A diferença principal é o foco diferente dado aos personagens secundários e às estratégias de guerra que se desenvolvem ao longo dos episódios. Podemos dizer que, em si, a narrativa não tem nada de extraordinário, sendo que o aspecto mais contundente deste anime seria a manifestação do horror e do desespero dos intervenientes nestas batalhas. De alguma forma, isto acabou por se perder entre momentos de gag cómico e na caracterização insuficiente dos personagens. Existem alguns momentos comoventes, mas nada que nos afecte emocionalmente de forma espectacular, como no original.

Na animação temos dois polos opostos. Por um lado, segundo consta (não sei nada sobre aviões) o design e animação de maquinaria estão próximos do perfeito. Isto dá azo a grandes momentos de perseguição e o chamado "dogfight", que pelos vistos é o nome dado a combates aéreos. Por outro lado, é uma arte que se dedica muito à utilização de explosões como ponto narrativo: estas são cópias de imagem real, em termos de chamas e fumo, o que funciona muito mal dentro do contexto e dá um aspecto falsificado, pouco realista, a estas situações. Isto acaba por tirar muita da emoção que poderíamos relacionar com os personagens, ridicularizando um pouco os momentos.

Musicalmente, temos uma OP pavorosa e um repetitivo uso de elementos techno-orquestrais nas cenas de acção que rapidamente se tornam aborrecidos. Em compensação, a ED serve de homenagem à banda sonora do original, o que é sempre bom.

Assim, continuarei a recomendar o OVA dos anos 80, em preferência a esta série mais moderna. É claramente superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário