30.6.12

José e Pilar

José e Pilar
Miguel Gonçalves Mendes
Documentário
2010
8 em 10

Fui ver este filme inserido no Festival do Silêncio. Acabei por ir sozinha mas não faz mal, porque valeu muito a pena.

Este documentário segue a vida de José Saramago e Pilar del Rio, sua actual viúva, durante a concepção do livro "A Viagem do Elefante". Estava à espera que fosse um filme muito chato cheio de imagens paradas, mas a realidade é que é muito divertido. Saramago era uma pessoa muito divertida e é isso o que vemos neste filme.

Vemos directamente as suas opiniões, a correria para cumprir a agenda, a sua doença e, sobretudo, uma história de amor. O amor entre José e Pilar é demonstrado como uma coisa extremamente bonita, de uma serenidade e simplicidade tocantes.

Este filme inspirou-me. Quero ser assim como Saramago foi. Simples, muito ocupado mas sempre com uma palavra interessante para dizer. E rodeado de amor. 

A Pilar estava lá para responder a perguntas, mas tive de me ir embora logo no início (se adivinharem porquê vão se rir de mim). Mas gostaria de lhe escrever, para dizer apenas "Obrigada por ter amado José Saramago e por ter tomado conta dele" 

Filme recomendado mesmo para quem não conheça a obra. Para quem não conheça provavelmente vai inspirar à sua leitura. Também fica a curiosidade de saber o que faz exactamente a fundação José Saramago, hei-de investigar.

Sem comentários:

Enviar um comentário