1.4.14

Alma Rebelde

Alma Rebelde
Carla M. Soares
2012
Romance Histórico

Livro que recebi no BookCrossing e para o qual tinha alguma expectativa.

Conta a história de Joana, uma rapariga em Lisboa do Século XIX que é obrigada a percorrer o país para se ir casar com um nobre desconhecido. O livro fala do seu medo e da sua expectativa negativa em casar-se e da história de amor improvável que se desenvolve depois dos dois começarem a conhecer-se melhor.

O tema é engraçado, apesar de provavelmente já estar repetido por toda a literatura histórica. Mas vamos admitir: o tema é interessante e tem muito potencial para termos uma história romântica e divertida, daquelas que sabe bem ler em dias de chuva. No entanto...

No entanto, a forma como a narrativa está construída transforma esta gema em potência em algo aborrecido e sem muito conteúdo. Apenas nos momentos finais do livro se passa realmente alguma coisa, sendo que o primeiro terço é "eu não quero casar-me" e o segundo terço é "eu vou cortejar-te". Para mim, bastava uma linha narrativa: as entradas no diário de Joana e as cartas para a prima Ester são repetitivas e apenas transmitem informação que já foi passada anteriormente. Assim, o livro torna-se um pouco maçador, porque estamos sempre a ler novas versões da mesma situação, além de que a variação entre as situações não é muita.

No entanto, está bem escrito (fora a tentativa de erotismo na "primeira noite") e as palavras são cativantes. É uma leitura leve, com um registo bem adaptado à época. Não sei bem o que dizer, se gostei ou não gostei, das inflexões exclamativas por todo o texto. A verdade é que, oh, tornam o texto muito romântico.

Agora vai para o próximo da lista, boa viagem! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário