Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

28.4.14

Saint☆Onii-san

Saint☆Onii-san
Takao Noriko - Aniplex
Anime - Filme + 2 OVAs
2013
8 em 10

E entretanto chega o fim de semana prolongado! Ala embora, ala para o campo, descansar, desanuviar e desmazelar todas as coisas. Foram vistas montanhas de anime, numa apresentação de diversas obras de diversos autores e...  Não, nada de assim tão sério. A verdade é que se viu este filme.

E que belo filme!

Vamos fazer um exercício muito hipotético. Imaginemos que há um céu, onde os deuses e deusas vivem e se abraçam. Eles têm muito serviço, com tantas orações que lhes dedicam e tudo o mais. Portanto, dois deles decidem ir de férias. São eles Jesus e Buda e, é claro, vão para o EXOTIC JAPAN! Alugam um apartamento e lá passam uns tempinhos, aproveitando a vida e os seus detalhes.

E assim nos chega este filme, com mais dois OVAs para acrescentar mais um pouco de vontade. Um filme leve e delicioso, em que acompanhamos a vida diária de dois jovens muito especiais.

A história é simples, mas está cheia de pequenos detalhes que são apenas relativos ao universo de personagens que nos é apresentado. Por um lado, as estrelas do filme, os improváveis Jesus e Buda. Sem cair no ridículo, na crítica, na ofensa: tanto um como o outro são pessoas inocentes e bem-humoradas, com uma relação de amizade sem precedentes que só poderia ser possível com personagens que têm inerente a compreensão mútua e a capacidade de perdoar. Sem exagero, pequenas maravilhas que tanto um como o outro terão feito na sua passagem pela terra aparecem e fazem rir, porque são muito simples, felizes e cheias de humor. Coisas verdadeiras e honestas, como atingir o Nirvana na montanha-russa ou separar as águas na piscina.

Mas não são estes os únicos elementos do filme. Também há a interacção de tão estranhas pessoas com os habitantes da cidade: a senhoria, os vizinhos, os miúdos do bairro. Neste caso, o filme também está cheio de momentos que, com uma graça infantil, nos fazem acreditar na bondade e na inocência, tema prevalente durante toda a narrativa visual.

Poderíamos pensar que um filme com características de fatia-de-vida poderia ter uma animação aquém das expectativas. Ora, acontece precisamente o oposto. A paleta de cores é muito suave, cheia de luz, com um contraste muito interessante entre momentos rascunho e momentos de bela animação, sobretudo na grande luta do miúdo contra o terceiro olho do Buda. Luz e sombra são atingidos de uma maneira muito vívida, com utilização da cor branca nos personagens, o que é um efeito que nos dá a oportunidade de ver o filme com mais calma e suavidade.

Musicalmente, o mesmo se passa. As músicas são animadas, simples, analógicas. Quando aparecem, fazem sorrir.

Esta é realmente uma comédia excelente, para religiosos e para não religiosos. Sem criticar, sem fazer mal, mostra como duas fés podem realmente coexistir: a aventura entre Jesus e Buda no Japão apenas apela para um sentido de amizade e de paz. O que é realmente o que o mundo precisa, amizade e paz. Por isso, vejam este filme. De certeza de que quando acabarem vão sentir-se mais frescos!

Sem comentários:

Enviar um comentário