28.4.14

O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia
Jostein Gaarder
1991
Romance

Não li este livro quando tinha idade para o ler. Porquê? Porque me pareceu infantil demais! Ora, já passámos essa fase. Porque não, 12 anos depois, ler um livro para adolescentes?

A  verdade é que a trama adolescente empalidece perante os mistérios da vida que nos são propostos ao longo do livro. Através de secretas lições, a jovem Sofia viaja por toda a história da filosofia, aprendendo imenso. Achei isto muito interessante, sobretudo porque me deu (e aos jovens a quem o livro é dirigido provavelmente sentirão o mesmo) muita vontade de ir ler os filósofos e os autores citados, para aprender mais sobre como eles observavam o mundo e o explicavam.

Arqueando sobre as lições filosóficas, passa-se uma estranha história com muita fantasia e muito absurdismo à mistura. A partir do momento em que Sofia começa as lições de filosofia, o seu universo transforma-se. Não conto mais para não estragar a festa! Mas a verdade é que esta transformação do mundo real tal como o conhecemos numa estrutura quase onírica também coloca algumas questões filosóficas interessantes. Mas estas poderão passar ao lado do leitor menos atento.

No fundo, este é um guia muito básico, uma iniciação à filosofia. Acho-o um livrinho de valor, sobretudo se introduzir estas ideias e questões importantes nas leituras e divagações da faixa mais jovem. No meu caso, deu-me vontade de pesquisar os antigos e os contemporâneos. Já não olho para eles há muito, muito tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário