Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

19.4.14

Lupin III: $1 Money Wars

Lupin III: $1 Money Wars
Kobayashi Toshimitsu - VAP
Anime - Filme
2000
6 em 10

Como saberão, a minha primeira experiência com Lupin foi esta. Como podem ver, não gostei mesmo, mesmo nad.a Pensei que com outra experiência Lupin passasse a gostar mais deste franchise e personagem. Mas a verdade é que... Não. Talvez tenha tido azar com o filme. Não sei, mas a verdade é que ainda não foi desta que Lupin me cativou.

O ladrão mais famoso do Japão está nos Estados Unidos para roubar um anel. É de pouco valor, mas tem u segredo muito importante, que poderá até destruir o mundo. Assim se gera uma luta entre o bem e o mal, mas em que tanto o bem como o mal são corruptos, avarentos e muito espertos. Só que um até é boa pessoa e o outro (a outra!) é frio e insensível. Não podemos deixar de nos identificar com Lupin e os seus amigos, pois são divertidos e simpáticos, apesar das suas tropelias não serem nada amigas das pessoas em geral.

O mistério é inteligente e, em termos de narrativa policial, o filme está bem feito. Mas eu não consigo aturar estas personagens. Não consigo aceitá-los como "a força do bem" e não consigo torcer por eles. Admito que esta oposição é parte do que torna o personagem de Lupin mais interessante, e que ele tem muito carisma. Mas, apesar de lhe achar graça, não simpatizo muito com ele. Por isso, talvez o problema seja mesmo de mim, do meu interior.

As cenas de acção seguem-se, mas o anime, apesar de só ter 14 anos, não envelheceu nada bem. As cores são pálidas e as expressões dos personagens pecam por exagero, sobretudo em cenas que são - supostamente - mais sérias (como a do enterro). Em termos de animação propriamente dita, o melhor são sem dúvida as perseguições, mas só quando não aparece ninguém nelas. Porque aparecem sempre a fazer coisas e, uma e outra vez, vem o exagero e as cenas caem no ridículo.

O melhor do filme é mesmo a música. Com uma mistura de sonoridades com muito de jazz, ilustram muito bem todas as situações, dando uma envolvência de mistério e "noir" ao filme. Que não tem nada de "noir", mas podia ter se se levasse mais a sério.

Mas talvez Lupin não seja mesmo para levar a sério e eu tenha uma expectativa completamente errada! Vou tentar mais um filme e depois disso ou funciona ou fecho a loja.

1 comentário: