Sharp Objects
Jean-Marc Vallé
Série
2018
Esta é uma série baseada no livro "Objectos Cortantes", com argumento escrito pela própria autora. Assim, vi a série já sabendo o final e comparando mais ou menos os acontecimentos.
É uma adaptação perfeita do livro, sem deixar nada de fora e acrescentando elementos que - não sendo essenciais - colaboram na caracterização das personagens. Estas, são interpretadas de forma surpreendente, plenas de realismo na dor que todas sentem. É uma série completa, suportada em muito pelas interpretações mas também pelo processo narrativo, que se desenrola de uma forma sensata e objectiva.
A aura narrativa de toda a séria inspira ao terror e à ansiedade. Apesar de não ser uma história propícia a sustos, o espectador tende a sentir-se nervoso enquanto o mistério, cada vez mais complexo e com uma resolução inesperada (pelo menos para quem não tenha lido o livro). O ambiente retratado transmite alguma opressão, aquela característica das comunidades herméticas altamente tradicionalizadas dos estados unidos profundos.
Talvez o único defeito que tenha encontrado tenha sido a própria caracterização do embiente. É suposto ser um Verão ardente, um calor insuportável. Mas não só a personagem principal, sempre tapada, parece não sentir isso como quase ninguém sua ou exaspera com o calor. As cores da imagem sugerem um ambiente húmido e nada solarengo.
Fica a nota também para a banda sonora, que se enquadra de forma perturbadora às imagens e que coloca no centro alguma da música que melhor se tem feito hoje em dia.
Uma série que ficará na memória.
Sem comentários:
Enviar um comentário